terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Por ventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós disser: ide em  paz, aquentai-vos e fartai-vos, e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim, também, a fé, se não tiver as obras é Morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um Deus; fazes bem: também os demónios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac? (Génesis. 22)
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E, de igual modo, Raab, a prostituta, não foi, também, justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho? (Josué.2)
Porque, assim como o corpo, sem o espírito(fôlego de vida), está morto, assim, também, a fé, sem obras, é morta.
Tg.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário